Tipos de Manchas na Pele

tipos de manchas na pele

Todo mundo tem manchas na pele, sejam elas de nascença, sejam as que vão aparecendo com o passar dos anos, por causa da exposição ao sol ou do envelhecimento.

Nos últimos anos, a consciência sobre a importância de tomar cuidado com a pele aumentou muito e, por isso, muitas pessoas ficam preocupadas com as manchas que aparecem na região.

Por isso, confira abaixo quais são os tipos de pele e quais são os cuidados necessários com cada um.

Como surgem as manchas na pele

O aumento na produção de melanócitos (células especializadas na produção de melanina) promove o aparecimento de manchas. Esse processo pode ser desencadeado por diversos motivos, como:

  • Exposição prolongada ao sol
  • Alterações hormonais durante a gravidez ou algum problema de saúde
  • Alergias
  • Diabete
  • Queimaduras
  • Espinhas
  • Alterações no funcionamento dos melanócitos, como vitiligo
  • Consequência de infecção por fungos, como o pano branco
  • Procedimentos estéticos
  • Pelos encravados
  • Substâncias ácidas na pele, como limão
tipos de manchas na pele

Tipos de manchas na pele

Há diversos tipos de manchas que podem aparecer na pele. Saber qual tipo é o seu ajuda a formular um tratamento apropriado que poderá clareá-las total ou parcialmente, dependendo do caso. Os tipos mais comuns de manchas são:

– Melanoses ou manchas senis: são manchas de coloração mais escura, formato arredondado e que surgem com o passar dos anos por conta da exposição prolongada ao sol.

– Efélides ou sardas: são manchas de nascença e que podem aparecer somente na infância ou durar a vida toda. Elas costumam aparecer em pessoas de pele muito clara e surgem após a exposição em excesso ao sol.

– Melasmas: são manchas que podem surgir durante ou após gravidez, devido ao uso de pílula anticoncepcional ou ainda depois da exposição ao sol quando a pele esteve em contato com alguma substância ácida, como suco de limão. As manchas de melasmas geralmente aparecem mais na região das maçãs do rosto, buço e testa.

– Manchas de pós-acne: são as manchas que aparecem depois do processo inflamatório da acne, quando o paciente cutuca as espinhas ou quando elas são muito severas, marcando profundamente a pele. No início, são manchas avermelhadas e se tornam amarronzadas com o tempo.

– Ceratose seborreica: são marcas de aspecto áspero, escuro ou de coloração esbranquiçadas. Essas manchas podem ocorrer na face, couro cabeludo, membros e tórax. Muitos pacientes chegam a confundir o problema com verrugas.

Como há diversos tipos de manchas, o tratamento deve ser feito somente após a avaliação de um dermatologista, que poderá avaliar quais produtos ou tratamentos estéticos funcionarão melhor para o seu tipo de pele.

Tratamento para manchas na pele

Há diversas opções que funcionam para o tratamento de cada tipo de mancha. Confira algumas opções:

  • Melanoses ou manchas senis: o tratamento mais comum para esse caso é a luz intensa pulsada, mas podem ser indicados o laser de CO2, peelings e a crioterapia;
  • Efélides ou sardas: para essas condições, a luz intensa pulsada também é a opção mais convencional. No entanto, em alguns casos recomenda-se o peeling superficial por não ser tão agressivo.
  • Melasma: são manchas mais resistentes e difíceis de serem tratadas. No entanto, algumas opções são o peeling superficial, laser Q-switched e microagulhamento.

Além desses, com o avanço da medicina, há outros muitos tratamentos que podem ser utilizados para clarear ou remover manchas na pele. Para isso, o diagnóstico é fundamental, bem como a avaliação da reposta de sua pele ao tratamento.

Microagulhamento facial

Como tirar manchas de nascença

As manchas de nascença costumam ser mais escuras que o tom da pele, e, de forma geral, não somem por completo depois do tratamento. No entanto, alguns tipos de mancha ou dependendo da região que é localizada, pode gerar certo constrangimento no paciente. Por isso, o dermatologista pode avaliar quais tratamentos que poderão ser indicados, porque vai depender da sua localização e da profundidade da mancha na pele.

Um dos tratamentos mais indicados nesse caso é o peeling com ácidos que remove a camada mais externa e intermédia da pele, sendo mais agressivo que o peeling superficial. Alguns pacientes que não respondem a este tratamento optam por uma opção mais ousada: tatuar a pele no local para esconder a mancha de nascença.

Como evitar manchas na pele

É muito importante, além de tratar a pele, fazer a prevenção do aparecimento das manchas. Por isso, não custa repetir algumas ações que certamente irão fazer a diferença no longo prazo. Começando pelo mais trivial, que é passar protetor solar diariamente, independente do tempo de exposição ao sol. Quando for fazer qualquer procedimento estético, pesquisar muito antes e sempre procurar um profissional recomendado. Evitar cutucar a pele, principalmente quando há muitos cravos e espinhas, além de usar produtos apropriados para controlar a acne.

Por fim, mas não menos importante, manter a pele hidratada, com cremes próprios para cada tipo e beber muita água.

Sobre o autor:

+ posts

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP). Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Tratamento da acne

Cicatriz de Acne

SE VOCÊ costuma espremer ou apertar os cravos e espinhas que surgem em sua pele, melhor começar a parar. Esse hábito geralmente leva bactérias para

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Unhas

Rosto

Manchas na pele

Doenças da Pele

Dermatologia Estética

Cosmiatria

Cabelo

Receba Novidades

newsletter

Receba Novidades Por E-mail