MD Codes: Conheça o tratamento

MD Codes

O MD Codes é um tratamento cosmético desenvolvido recentemente que apresenta ótimos resultados. É utilizado no rosto, melhorando seu aspecto e aparência, e utiliza técnicas minimamente invasivas. Dessa forma, também resulta em poucos efeitos colaterais.

Como é uma técnica recente, também é pouco conhecida, e seu nome também não esclarece seu funcionamento. Portanto, este artigo tratará das questões básicas que envolvem o MD Codes para que você conheça mais sobre ele.

O que é o MD Codes?

MD Codes é uma marca registrada, utilizada para se referir a um tipo específico de tratamento. Seu nome é uma abreviação de Medical Codes (inglês para Códigos Médicos), visto que consiste na codificação de um procedimento. Seu objetivo é, principalmente, combater o envelhecimento do rosto.

O procedimento foi desenvolvido pelo Dr. Maurício de Maio, cirurgião plástico brasileiro reconhecido internacionalmente, e é utilizado no mundo todo.

Envelhecimento do rosto

Após os 30 anos de idade, o corpo inicia o processo de envelhecimento, e marcas como rugas e linhas de expressão passam a se tornar mais evidentes. Elas são o resultado da diminuição da produção de colágeno pelo corpo e da diminuição das camadas musculares e de gordura.

Embora a gordura seja algo que as pessoas visem eliminar, ela também é uma das principais responsáveis pelo preenchimento do rosto. Sua ausência torna o relevo da face mais perceptível e menos suave.

A produção de colágeno pode ser estimulada, por exemplo, por tratamentos a laser, mas isso nem sempre resulta no preenchimento do rosto. Isto é, a pele volta a se tornar firme e elástica, mas as mudanças do formato do rosto ainda se mantêm. Com isso, as rugas, flacidez e linhas de expressão não apresentam grandes mudanças. A presença de gordura e músculos é decorrente de outros processos e nem sempre retorna naturalmente.

Disso, nasce a necessidade de utilizar substâncias que possam realizar esse preenchimento.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e envolvida na produção de colágeno. Ele é um dos principais responsáveis pelo aspecto saudável e jovem da pele. Porém, após os 30 anos, sua produção começa a diminuir.

Por isso, após sua descoberta, estudos foram realizados para descobrir como utilizá-lo para rejuvenescer a pele. Desses estudos, foi descoberto que ele não somente induz a produção de colágeno, como também induz um efeito preenchedor quando injetado na pele.

Como é um produto natural do nosso corpo e resulta em efeitos benéficos, ele se tornou uma ótima opção para tratamentos estéticos, assim como para alguns procedimentos médicos. Sua biocompatibilidade torna-o muito mais seguro que técnicas utilizadas anteriormente, como a toxina botulínica (Botox), e também induz resultados mais naturais.

Outros estimuladores de colágeno biocompatíveis (mais conhecidos como bioestimuladores) foram desenvolvidos recentemente e conseguem resultados semelhantes. Porém, o ácido hialurônico continua sendo muito utilizado, visto que já é mais conhecido e confiável. E o MD Codes é o melhor exemplo disso.

A inovação do MD Codes

Embora fosse de conhecimento geral na medicina e cosmética que o ácido hialurônico apresenta capacidade rejuvenescedora, não havia consenso sobre qual seria a melhor forma de utilizá-lo.

Embora o rosto humano seja relativamente pequeno, ele apresenta uma geometria complexa, com grande variedade de relevos e formatos. Aliado a isso, há uma complexa rede vascular e nervosa, assim como uma rede muscular e uma distribuição desigual de gordura. E isso tudo também apresenta variação de acordo com gênero, idade, etnia, entre outros fatores.

Dessa forma, a injeção de ácido hialurônico em regiões levemente diferentes do rosto pode levar a resultados muito diferentes. Por isso, os dermatologistas tinham opiniões distintas sobre os melhores locais de aplicação, e havia dificuldade de chegar a um consenso.

O MD Codes surgiu como uma forma de corrigir essa questão. Ele consiste em uma padronização do uso de ácido hialurônico para o preenchimento da face, como forma de melhorar os resultados e facilitar o processo de tomada de decisão do tratamento.

MD Codes

Como funciona?

O MD Codes é realmente um código. Ele consiste em um código simbólico e extenso, que envolve o mapeamento dos melhores locais de aplicação do ácido hialurônico, em conjunto com informações sobre os métodos de aplicação e outras informações importantes.

Tudo isso é expressado na forma de pequenos códigos compostos por letras, números e símbolos.

Essa codificação é também aliada a uma compilação de boas práticas utilizada como referência pelos dermatologistas. Ao invés de precisar utilizar longas descrições, os códigos facilitam a descrição dos procedimentos necessários para qualquer tratamento.

Por isso, se, por exemplo, o paciente desejar apenas suavizar as rugas do olho (popularmente conhecidas como “pés de galinha”), o dermatologista pode facilmente consultar essa referência e descobrir os locais e métodos de aplicação necessários para obter o resultado desejado.

Isso também é aliado ao uso de fluxogramas para facilitar o processo de decisão, tornando mais fácil encontrar os procedimentos necessários com base na área a ser tratada. E também facilita a evolução desse procedimento, pois é muito mais fácil comunicar as descobertas e pesquisas nessa área com a existência de uma linguagem única e simples.

O procedimento

O tratamento consiste na injeção localizada de ácido hialurônico com o objetivo de melhorar o aspecto do local. A escolha dos locais de injeção depende das características que o paciente busca melhorar, do julgamento do dermatologista, assim como da metodologia descrita pelo MD Codes.

Objetivos diferentes e partes diferentes do corpo, assim como fatores como idade, gênero, etnia e formato do rosto, implicam no uso de diferentes agulhas e quantidades de ácido hialurônico.

Porém, em geral, são utilizadas agulhas finas de baixa profundidade. O objetivo é apenas inserir ácido hialurônico nas camadas logo abaixo da pele, portanto não há necessidade de agulhas longas.

A vantagem desse processo é a alta velocidade de recuperação. O procedimento raramente ocasiona sangramentos, visto que esse tipo de agulha evita a danificação de vasos sanguíneos. O fato da agulha ser fina também permite que a pele rapidamente feche o furo gerado após a retirada da agulha, não sendo necessário esperar sua cicatrização.

Em geral, é necessário apenas uma sessão, mas sessões de ajuste e retoque podem ser realizadas caso necessário. O ácido hialurônico é injetado rapidamente, e o resultado do preenchimento é notado logo após a injeção.

O aumento da produção de colágeno é mais lento, por isso seus resultados demoram um pouco mais para serem notados. Em geral, o aspecto rejuvenescido da pele começa a ser notado um mês após a sessão, e os resultados finais se tornam aparentes por volta do sexto mês. Os resultados geralmente duram até 18 meses, mas isso varia de acordo com a pessoa.

Recomenda-se também que o procedimento seja aliado a hábitos cotidianos saudáveis. Isto é, à adoção de uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares. Esses fatores também influenciam no nível de produção de colágeno e na manutenção dos tecidos do rosto e corpo, portanto também contribuem para aumentar a duração do efeito.

Caso desejado, o tratamento também pode ser realizado novamente ao notar-se o retorno dos sinais de envelhecimento, e resultados semelhantes serão obtidos.

Reações adversas

Visto que o procedimento é minimamente invasivo e não resulta em ferimentos, é possível retornar às atividades diárias no dia seguinte.

As perfurações podem, porém, ocasionar desconforto, mas o uso de anestésicos tópicos alivia esse incômodo durante a sessão e as horas seguintes ao seu término.

É possível que o procedimento ocasione na ocorrência de pontos arroxeados, inchaço e vermelhidão, mas esses sintomas desaparecem em até uma semana. Seu dermatologista pode receitar o uso de medicamentos para o alívio dos sintomas.

Existe, porém, a possibilidade de reações adversas. Caso apresente sensibilidade ao ácido hialurônico ou outras substâncias possivelmente utilizadas em conjunto, o tratamento não é recomendado. Caso apresente alguma reação adversa intensa após o tratamento, ou note que alguma região apresenta preenchimento inadequado (de mais ou de menos), consulte seu dermatologista.

O tratamento é contraindicado para pessoas que apresentam problemas circulatórios, nem pode ser aplicado em regiões que apresentem doenças de pele, inflamação e infecção. Também não pode ser aplicado em gestantes, menores de idade e pessoas que apresentam doenças autoimunes.

Por que optar pelo MD Codes?

Existem diversos tipos de tratamentos que visam rejuvenescer o rosto, como: lasers faciais, aplicação de toxina botulínica, fios de sustentação, lifting cirúrgico, entre outros.

Os lasers faciais são efetivos em estimular a produção de colágeno e resultam em efeitos colaterais semelhantes: vermelhidão, ardência, leve dor no local. A diferença é que não envolvem o uso de agulhas.

Porém, precisam de múltiplas sessões ao longo de alguns meses para atingir o mesmo nível de produção de colágeno e não apresentam efeito preenchedor tão notável quanto o do ácido hialurônico.

A toxina botulínica apresenta efeitos mais imediatos, visto que causa o relaxamento dos músculos envolvidos na formação das rugas. Porém, o efeito dura por menos tempo (entre três e seis meses) e o resultado pode não parecer tão natural.

Os fios de sustentação também causam efeito imediato, se destacando por gerar a impressão de preenchimento, o chamado lifting. Isso se deve ao uso dos fios para compensar a mudança da distribuição da musculatura facial. Esse efeito de sustentação também estimula a produção de colágeno.

Porém, os fios permanentes, muito usados anteriormente, podem ocasionar em complicações, pois não são biocompatíveis. Os fios biocompatíveis usados atualmente, como de PDO e PLLA, realizam um lifting semelhante, são absorvidos pelo corpo com o tempo, e o resultado apresenta duração semelhante à do MD Codes.

Porém, são fios finos e frágeis. O sucesso do tratamento depende desses fios se manterem intactos durante alguns meses, mas movimentos fortes e repentinos do rosto podem ocasionar no seu rompimento.

Procedimentos cirúrgicos também apresentam bons resultados, mas como são mais invasivos, apresentam tempo de recuperação muito mais longo, e podem também ser muito mais caros.

Procedimentos mais invasivos também tendem a envolver maiores riscos de complicações durante e após o tratamento, apresentam mais contraindicações, envolvem recomendações de pré- e pós-tratamento mais extensas e o sucesso depende muito mais da habilidade do cirurgião encarregado do procedimento.

O MD Codes, portanto, se diferencia pela sua sutileza, eficiência, velocidade e segurança. O procedimento é rápido e internacionalmente reconhecido, além de ser facilmente reproduzível. Isto é, não há grandes diferenças de um dermatologista para outro quanto aos resultados que podem ser obtidos pelo procedimento.

Ele é, portanto, uma ótima opção para o rejuvenescimento facial, visto que apresenta poucos efeitos colaterais e poucas contraindicações, além de um baixo tempo de recuperação, se mostrando vantajoso até em comparação com outros tratamentos em uso atualmente.

Conclusão

O MD Codes é um procedimento recente, mas mundialmente reconhecido e que apresenta ótimos resultados. Em geral, ele precisa de apenas uma única sessão para realizar o preenchimento facial, e ao longo dos meses seguintes retorna à pele seu aspecto jovem e saudável.

É um procedimento seguro, rápido e minimamente invasivo. Se vale do uso de agulhas bem finas e curtas, capazes de direcionar o ácido hialurônico ao seu destino sem causar danos à pele.

O procedimento é totalmente padronizado, o que é o seu grande diferencial. O MD Codes introduz uma nova forma de comunicação para a realização do procedimento, o que facilita sua normatização, evolução e comunicação científica dos resultados. Isso abre espaço para o rápido aumento de sua eficiência nos próximos anos.

Embora seja padronizado, isso não implica em repetir exatamente os mesmos procedimentos, independente da pessoa. O tratamento se adapta facilmente a pessoas de diferentes idades, etnias, gêneros e proporções faciais, obtendo sempre um resultado natural de alta qualidade.

Sua principal ferramenta é o ácido hialurônico. Esta substância é naturalmente produzida pelo corpo, mas sua produção diminui com o tempo, o que é uma das causas dos sinais visíveis de envelhecimento. O MD Codes age para repô-lo de forma localizada.

Sendo uma substância produzida pelo próprio corpo, é perfeitamente biocompatível, reduzindo o risco de complicações e a possibilidade de efeitos adversos. Caso haja erros decorrentes de sua aplicação, estes são também facilmente tratáveis.

O tratamento se mostra vantajoso em relação a outros tratamentos utilizados atualmente, mas é importante também consultar com seu dermatologista para saber qual seria o tratamento ideal para o seu caso.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Leia também nossos outros artigos e assine nossa newsletter!

Sobre o autor:

+ posts

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP). Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Dermatite Fototóxica e Fotoalérgica

Dermatite fototóxica e fotoalérgica são tipos de reações cutâneas inflamatórias que se manifestam após a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, sendo exacerbadas pela

Continue Lendo
tipos de manchas na pele

Tipos de Manchas na Pele

Todo mundo tem manchas na pele, sejam elas de nascença, sejam as que vão aparecendo com o passar dos anos, por causa da exposição ao

Continue Lendo
Tratamento da acne

Cicatriz de Acne

SE VOCÊ costuma espremer ou apertar os cravos e espinhas que surgem em sua pele, melhor começar a parar. Esse hábito geralmente leva bactérias para

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Unhas

Rosto

Manchas na pele

Doenças da Pele

Dermatologia Estética

Cosmiatria

Cabelo

Receba Novidades

newsletter

Receba Novidades Por E-mail