Pitiríase rósea

O que é a pitiríase rósea?

A pitiríase rósea é uma enfermidade cutânea característica. Mais comumente ela afeta pessoas entre 10 e 35 anos, mas pode se manifestar em qualquer idade.

A erupção geralmente perdura por muitas semanas e até meses.

Quais são os sinais e sintomas?

A pitiríase rósea geralmente começa com uma única placa rosa, grande e escamosa no tronco, chamada de “precursora”.

O aparecimento de erupções generalizadas geralmente se desenvolve uma a duas semanas depois. A erupção ocorre no tronco, membros e pescoço, mas raramente acomete o rosto. A erupção cutânea típica consiste de manchas escamosas pequenas, ovais, que variam entre a cor rosa à marrom, distribuídas ao longo dos vincos da pele – dando uma aparência de uma “árvore de Natal” nas costas.

Elas surgem ciclicamente, em intervalos de alguns dias a partir da primeira ocorrência, por duas semanas. Cerca de metade dos pacientes afetados relatam prurido nas manchas.

Elas geralmente clareiam e desaparecem dentro de seis à oito semanas. Contudo, em alguns casos, podem perdurar mais tempo. O paciente geralmente está bem durante o aparecimento das erupções cutâneas.

É comum que as erupções desapareçam sem deixar marcas, mas manchas claras ou escuras podem permanecer em pessoas com pele escura. Tais marcas também tendem a desaparecer.

O que causa a pitiríase rósea?

A causa dessa doença é desconhecida, mas há evidências recentes que sugerem um vírus como a causa. A pitiríase rósea não é contagiosa. Curiosamente, a erupção geralmente ocorre apenas uma vez na vida.

Como a pitiríase rósea é diagnosticada?

O dermatologista faz o diagnóstico através da identificação característica, da aparência, da erupção cutânea e o curso clínico.

Às vezes, o diagnóstico pode ser difícil e investigações como: raspagens de pele para análise de fungos, exames de sangue ou biópsia da pele; podem ser solicitados para excluir outras enfermidades com erupções similares.

Qual é o tratamento da pitiríase rósea?

A pitiríase rósea geralmente não requer tratamento e geralmente desaparece por si só. Medicamentos orais ou tópicos podem ser indicados nos casos em que o prurido associado for intensa ou incômodo.

Sobre o autor:

+ posts

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP). Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Dermatite Fototóxica e Fotoalérgica

Dermatite fototóxica e fotoalérgica são tipos de reações cutâneas inflamatórias que se manifestam após a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, sendo exacerbadas pela

Continue Lendo
tipos de manchas na pele

Tipos de Manchas na Pele

Todo mundo tem manchas na pele, sejam elas de nascença, sejam as que vão aparecendo com o passar dos anos, por causa da exposição ao

Continue Lendo
Tratamento da acne

Cicatriz de Acne

SE VOCÊ costuma espremer ou apertar os cravos e espinhas que surgem em sua pele, melhor começar a parar. Esse hábito geralmente leva bactérias para

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Unhas

Rosto

Manchas na pele

Doenças da Pele

Dermatologia Estética

Cosmiatria

Cabelo

Receba Novidades

newsletter

Receba Novidades Por E-mail