Rejuvenescimento com laser: entenda como funciona

Rejuvenescimento com laser

A partir dos 30 anos de idade, nosso corpo inicia o processo de envelhecimento. É um processo lento, por isso os primeiros sinais se tornam aparentes apenas após os 40 ou 50 anos.

Durante esse processo, ocorre a lenta diminuição da produção de colágeno e elastina. Essas duas substâncias são importantes para a manutenção de diversas partes do corpo. Entre elas, a pele. O colágeno e a elastina são algumas das proteínas que compõem a derme, camada de tecido conjuntivo que provê sustentação à pele.

Uma derme jovem e saudável é capaz de prover firmeza e elasticidade à pele, gerando o aspecto jovem que conhecemos. A derme, assim como qualquer outro tecido do corpo, precisa de manutenção constante, visto que suas estruturas não são completamente duradouras. E essa manutenção depende da produção de colágeno e elastina.

Uma diminuição da produção dessas duas proteínas, portanto, prejudica a manutenção da derme. Por isso, com o tempo, ela perde firmeza e sustentação, resultando em rugas, linhas de expressão, e flacidez.

Esse, porém, não é o único processo responsável por ocasionar o aspecto envelhecido da pele. A partir dos 30 anos, o corpo também inicia um processo de quebra e absorção dos tecidos adiposo e muscular presente logo abaixo da pele. Dessa forma, acentua-se a flacidez, surgem sulcos no rosto, e a pessoa adquire um aspecto mais magro.

Além disso, há também o surgimento das manchas senis. São as manchas comumente associadas ao envelhecimento e que podem surgir em diversas partes do corpo, sendo frequentemente causadas por exposição à radiação ultravioleta.

O início do processo de envelhecimento pode causar desconforto, especialmente nos casos de envelhecimento precoce. Felizmente, existem diversos tipos de tratamento disponíveis para combater e desacelerar esse processo.

Um deles é o tratamento para rejuvenescimento com laser. Esse tratamento consiste na utilização de lasers especialmente calibrados como forma de combater alguns dos efeitos do envelhecimento. Em geral, ele apresenta grande capacidade de estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele, e também de remover manchas, sem resultar em efeitos colaterais intensos.

Por isso, é um dos tratamentos de rejuvenescimento mais procurados atualmente.

Tratamento de rejuvenescimento com laser

Um laser é um feixe de luz de alta energia focado em um feixe. Esse foco confere alta precisão, o que o torna útil, por exemplo, para a remoção de pigmentos. A energia do mesmo é cuidadosamente calibrada para ação localizada e compatível com o corpo humano, portanto, é totalmente segura.

Quanto ao rejuvenescimento da pele, o objetivo do laser é causar uma multitude de danos localizados de baixa intensidade no corpo.

O corpo apresenta diversos mecanismos de regeneração, e esses mecanismos são mais estimulados na presença de danos aos tecidos do que durante a manutenção normal dos mesmos. Portanto, a criação desses danos estimula a produção de colágeno e elastina.

Ao atingir a pele, o laser gera uma escalada repentina de temperatura no local. Isso resulta na morte das células atingidas diretamente, e danifica as células ao redor. Atingindo a derme, isso danifica a rede de fibras que provê sustentação à pele, estimulando sua regeneração de forma mais intensa.

A remoção de manchas consiste em um processo semelhante. O laser é utilizado para degradar os pigmentos, permitindo que sejam absorvidos pelo corpo. Esse processo também resulta em pequenos danos para ao tecido ao redor, o que também estimula sua regeneração.

Os tratamentos a laser são mais comumente realizados no rosto, visto que é a parte mais visível e que tende a envelhecer mais rapidamente, devido à maior exposição ao sol (fotoenvelhecimento). Porém, pode ser também aplicado em diversas outras partes do corpo e utilizado para o tratamento de estrias, cicatrizes, lesões pigmentadas, entre outros.

O tratamento

O tratamento para rejuvenescimento com laser consiste no direcionamento do laser diretamente nos locais desejados. O laser utilizado apresenta a capacidade penetrativa necessária para atingir a epiderme (no caso de manchas) ou a derme (no caso do estímulo de produção de colágeno e elastina).

Como o laser já apresenta a capacidade penetrativa necessária, não é necessário o uso de outras formas de intervenção para auxiliá-lo. Isso o torna um tratamento minimamente invasivo, o que é uma de suas grandes vantagens.

Embora consista no uso de elevadas temperaturas e na degradação de células, o processo tende a causar pouco desconforto. Normalmente, resulta em dor ou ardência leve durante a sessão. Porém, caso apresente pele sensível ou requisite ao dermatologista, pode ser aplicado um anestésico tópico para o alívio dos sintomas.

O tratamento é realizado em múltiplas sessões, a depender do paciente e da região a ser tratada. Cada sessão pode durar até duas horas e geralmente são espaçadas em até um mês.

No caso da remoção de manchas, após cada sessão nota-se o efeito imediatamente. O laser é capaz de torná-las visivelmente mais claras após seu uso, e ao fim do tratamento estarão totalmente removidas.

No caso do rejuvenescimento da pele, o processo é mais lento. Como ele depende de processos naturais do corpo, acaba sendo limitado pela velocidade desses processos.

Em geral, os primeiros resultados são notados na terceira semana após a primeira sessão. Os resultados finais, porém, só estarão presentes no sexto mês após o fim do tratamento. Após isso, a produção de colágeno e elastina retorna aos níveis anteriores, e por volta do 18º mês o efeito do tratamento será muito menos visível.

Porém, caso desejado, após esse período o tratamento pode ser realizado novamente, obtendo resultados semelhantes.

O procedimento de rejuvenescimento com laser não necessita preparo extenso. Em geral, é necessário apenas que o local esteja limpo e sem a presença de maquiagem, cremes, ou outros produtos antes de cada sessão, para evitar possíveis complicações. É possível que o dermatologista responsável indique também o uso de medicamentos tópicos para preparar a pele para o procedimento.

Porém, caso faça uso contínuo de anticoagulantes ou Aspirina (ácido acetilsalicílico), é necessário cessar o uso a partir de três dias antes de cada sessão, e manter isso por algum tempo depois. Consulte com o médico que lhe acompanha para saber se isso seria possível.

Efeitos colaterais do rejuvenescimento com laser

Seguindo-se as recomendações médicas, os efeitos colaterais apresentam baixa intensidade. Em geral, não é necessário tempo de recuperação após cada sessão, sendo possível retornar às atividades diárias no mesmo dia ou no dia seguinte.

Efeitos colaterais comuns são vermelhidão, inchaço e dor leve. Eles tendem a cessar em até 48 horas após cada sessão. Caso provoquem incômodo, pode ser aplicada uma compressa água gelada uma vez por dia por 15 minutos.

Caso os sintomas se mostrem muito intensos, sejam muito diferentes dos descritos ou não cessem após dois dias, consulte seu dermatologista.

Leia também: Preenchimento com ácido hialurônico: Conheça o tratamento

Contraindicações do rejuvenescimento com laser

Embora seja seguro e minimamente invasivo, o tratamento também apresenta contraindicações, assim como outros procedimentos médicos e estéticos.

O tratamento não é indicado para pessoas grávidas ou lactantes. Também não pode ser realizado em pessoas cardíacas ou que apresentem coagulopatia (isto é, dificuldade de coagulação sanguínea), nem para pessoas que apresentem algum tipo de doença autoimune.

Caso haja alguma doença de pele, infecção ou inflamação no local a ser tratado, o tratamento não pode prosseguir. É necessário que a pele esteja limpa e saudável para o tratamento, para evitar a ocorrência de complicações.

O tratamento geralmente também não é indicado para pessoas que apresentem tendência à formação de cicatrizes hipertróficas ou queloides. O laser causa pequenos danos na pele e estimula a produção de colágeno, dois fatores que podem desencadear a ocorrência desses tipos de cicatrizes.

Depois do tratamento

Devido ao caráter minimamente invasivo do procedimento e a ocorrência de efeitos colaterais de baixa intensidade, o tratamento não requer um pós-tratamento extenso ou tempo de recuperação. Porém, há algumas orientações que devem ser seguidas cuidadosamente para evitar a ocorrência de complicações ou o prejuízo à regeneração do local tratado.

Por exemplo, é importante saber que o procedimento sensibiliza a pele, visto que causa certo nível de irritação e pode causar pequenos danos à epiderme, camada mais externa e protetora da pele. Portanto, durante a primeira semana após cada sessão, é necessário evitar exposição excessiva ao sol, por exemplo, na forma de banhos de sol.

Caso precise se expor à luz solar, é necessário utilizar protetor solar com um FPS de no mínimo 30. A exposição direta à luz solar durante essa primeira semana pode resultar em irritação e no desenvolvimento de manchas.

Deve-se evitar contato da região tratada com substâncias potencialmente irritantes. Isso inclui maquiagens, água da piscina e água do mar. Também recomenda-se evitar a realização de exercícios de alta intensidade durante a primeira semana.

Como parte do processo regenerativo, é possível que ocorra ressecamento da pele, descamação, e mudança temporária de coloração (acastanhada e rosada). Caso apresente alguma dúvida sobre o estado atual da região tratada, consulte seu dermatologista.

Para auxiliar essa regeneração, podem ser receitados alguns medicamentos, especialmente de uso tópico.

Rejuvenescimento com laser

Lasers utilizados

Existem vários tipos de laser disponíveis para uso médico e cosmético. Cada um apresenta características diferentes, portanto diferentes lasers são utilizados para diferentes aplicações.

Tipos de feixe

O laser usual apresenta um feixe único e contínuo de alta concentração de energia. Esse tipo de feixe foi utilizado durante as primeiras aplicações do laser, mas a alta concentração de energia resultava em efeitos colaterais mais intensos e maior desconforto durante o procedimento.

Por isso, com o tempo o feixe único foi substituído pelo feixe fracionado. O feixe fracionado é formado dividindo o feixe único em múltiplos feixes paralelos. Dessa forma, a energia se distribui de forma mais homogênea, reduzindo sua concentração. Isso diminui a intensidade dos efeitos colaterais sem prejudicar a qualidade dos resultados.

Para a remoção de manchas, é também comum o uso do laser pulsado (ou Q-Switched). O laser pulsado consiste no uso de pulsos de laser de maior energia. Seu objetivo é a remoção de partículas que apresentam maior resistência a danos, como a melanina.

O uso de um feixe contínuo poderia ocasionar maiores danos ao tecido ao redor, menos resistente, devido à maior necessidade de energia para a remoção da melanina. Dessa forma, os pulsos direcionam melhor a energia para a substância alvo.

Tipos de geradores de laser

Além dos diferentes tipos de feixe, o feixe do laser pode ser gerado de diferentes formas. A forma de criação do laser determina sua energia e capacidade de penetração e, portanto, quais as melhores aplicações para ele.

O laser de CO2 foi um dos primeiros a serem desenvolvidos. Ele é gerado por uma mistura de gás carbônico (CO2) com alguns outros gases, o que lhe rendeu seu nome. Ele apresenta ação mais superficial, sendo indicado para tratamentos voltados para a epiderme, e apresenta maior energia, o que pode resultar em efeitos colaterais mais intensos.

Porém, sendo mais antigo, já foi altamente testado e é o laser mais confiável em atividade atualmente.

Outros lasers muito comuns são o Er:YAG e o Nd:YAG. São lasers criados por um tipo de cristal de ítrio e alumínio, modificado com a adição de pequenas partículas de algum elemento químico. O Er:YAG apresenta érbio e o Nd:YAG, neodímio.

O Er:YAG, assim como o de CO2, apresenta ação mais superficial. Porém, apresenta menor energia, resultando em efeitos colaterais mais leves. O Nd:YAG é semelhante, porém, apresenta maior capacidade de penetração, sendo indicado para tratamentos que envolvam a derme.

Conclusão

O rejuvenescimento com laser é um processo seguro e minimamente invasivo que apresenta efeitos colaterais leves e ótimos resultados. Apresenta poucas contraindicações, o que o torna uma ótima opção para a grande maioria das pessoas.

Ele é indicado tanto para o rejuvenescimento da pele, isto é, o estímulo à produção de colágeno e elastina, quanto para a remoção de manchas senis. Dessa forma, contribui para a renovação do aspecto da pele.

Entre outras vantagens, inclui-se o baixo tempo de recuperação, a baixa complexidade do pós-tratamento, e a naturalidade dos resultados.

Os efeitos apresentam duração relativamente curta, revertendo à aparência envelhecida por volta do 18º mês após o início do tratamento. Porém, pode ser realizado novamente após esse período para recuperar os efeitos. A adoção de hábitos diários saudáveis também contribui para prolongar os efeitos.

Gostou deste artigo? Compartilhe! Lembre-se também de se inscrever em nossa newsletter!

Sobre o autor:

+ posts

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP). Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Dermatite Fototóxica e Fotoalérgica

Dermatite fototóxica e fotoalérgica são tipos de reações cutâneas inflamatórias que se manifestam após a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, sendo exacerbadas pela

Continue Lendo
tipos de manchas na pele

Tipos de Manchas na Pele

Todo mundo tem manchas na pele, sejam elas de nascença, sejam as que vão aparecendo com o passar dos anos, por causa da exposição ao

Continue Lendo
Tratamento da acne

Cicatriz de Acne

SE VOCÊ costuma espremer ou apertar os cravos e espinhas que surgem em sua pele, melhor começar a parar. Esse hábito geralmente leva bactérias para

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Unhas

Rosto

Manchas na pele

Doenças da Pele

Dermatologia Estética

Cosmiatria

Cabelo

Receba Novidades

newsletter

Receba Novidades Por E-mail